Cereálias

As Cereálias, de acordo com a religião da Roma Antiga, eram as maiores festas celebradas em homenagem à Deusa dos grãos Ceres. Tais celebrações aconteciam ao longo de sete dias, meados do mês de abril, embora as datas exatam sejam incertas.

Como parte integrande destes festivais, os Ludi Cereals ou “Jogos de Ceres” incluiam a busca da filha perdida, Perséfone / Proserpina, onde mulheres vestidas de branco desfilavam com as tochas acesas.

Durante a era republicana, as Cereálias eram organizadas pelos plebeus, já que Ceres era uma das divindades padroeiras dos plebeus. As festividades incluíram circos de ludi, “jogos de circo”, cuja abertura era com uma corrida de carruagens no Circo Máximo, com um ponto de partida logo abaixo do Templo de Ceres, Liber e Libera no Aventino. Uma clara ligação ancestral entre Ceres, como deusa do colheita de grãos e Consus, deus do armazenamento de grãos e patrono do circo.

Depois de 175 AC., as Cereálias incluíam “ludi scaenici”, apresentações teatrais, que aconteceram entre 12 e 19 de abril. O plebeu Gaius Memmio é creditado com a primeira encenação desses ludi scaenici. Uma nova moeda comemorativa, um denário, também foi distribuída em homenagem a este evento. Suas inovações o levaram a afirmar que havia apresentado “as primeiras Cerealias”.

Fonte: Wikipedia

Quadro: Spring (Primavera), (1894), de Lawrence Alma-Tadema, que mostra as Cereálias numa numa em um vilarejo romano (J. Paul Getty Museum)1


			

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: