Melâmpus (Melampo)

Dizem que Melâmpus, filho de Amitáon e de Idômene, possivelmente originário da Tessália, foi o primeiro mortal dotado de poderes proféticos. Era primo de Jasão e de Admeto. Teve como esposa Ifianassa e dá origem a toda uma descendêcia de advinhos. Em certas ocasiões Melâmpus não só possuía o dom da profecia, mas também de cura, por exemplo, as filhas de Preto, rei de Tirinto (Ov. Metamorfoses, 15,322sqq.) foram enlouquecidas por Dinísio ou por Hera e curadas por Melampo. Curou da impotência Íficlo, filho de Fílaco, graças aos conselhos dados por um abutre.

Segue abaixo parte da sua história.

Diante de sua casa, havia um carvalho com um ninho de serpentes. As velhas serpentes foram mortas pelos criados, mas Melâmpus tomou conta dos filhotes e alimentou-os cuidadosamente.

Certo dia, quando ele estava dormindo à sombra do carvalho, as serpentes lamberam-lhe os ouvidos com suas línguas. Ao acordar, Melâmpus ficou atônito, percebendo que estava entendendo a linguagem das aves e dos animais que rastejam. Esse conhecimento assegurou-lhe o dom de prever os acontecimentos futuros, e ele se tornou um reconhecido e ilustre adivinho.

Certa ocasião, seus inimigos o aprisionaram e mantiveram-no em seu rigoroso cativeiro. Melâmpus, na calada da noite, ouviu os vermes do madeiramento conversar, e descobriu, pelo que diziam, que a madeira estava quase comida e o teto iria desabar em breve. Melâmpus advertiu seus carcereiros do perigo e pediu que fosse libertado. Eles aceitaram a advertência, escapando, assim, à morte e recompensaram Melâmpus, atribuindo-lhe grandes honrarias.

Fontes:

https://www.britannica.com/topic/Melampus

Dicionário Etimológico da Mitologia Grega – http://www.demgol.units.it

Mitologia Grega – Junito de Souza Brandão – vol. 3 – Editora Vozes

O Livro de Ouro da MITOLOGIA (A Idade da Fábula) HISTÓRIAS DE DEUSES E HERÓIS – por Bulfinch, Thomas – Ediouro Publicações

Foto por Jeff Stapleton em Pexels.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: