Rosa

ROSA

Seu cultivo é muito antigo … Os primeiros híbridos foram feitos entre espécies europeias, aos quais os genomas das espécies asiáticas foram gradativamente incorporados.

A primeira imagem de uma espécie de Rosa foi encontrada na Ilha de Knossos, Grécia, e corresponde ao século XVI aC. A ilha de Rodes, também na Grécia, recebeu esse nome pelo cultivo de rosas; há moedas daquela ilha, de 4000 aC. com imagens delas.

As rosas também eram cultivadas nos famosos jardins da Babilônia (2.845 aC).

Elas também eram muito populares entre gregos e romanos. Na “Ilíada”, Afrodite embalsama o cadáver de Heitor com óleo de rosa. Em Sybaris (povoado por Sybarites, que gostavam de se divertir) os habitantes ricos enchiam seus colchões de pétalas de rosa, daí a expressão atual de ter sido criado em um “mar de rosas”.

A rosa foi considerada um símbolo de beleza por babilônios, sírios, egípcios, romanos e gregos. No Egito e na Grécia teve uma relevância especial e muito mais em Roma.

Há ocorrências na mitologia greco-romana que a ingestão de determinadas plantas apotropaicas, como a célebre móli, o f£rmakon ’esθlÒn (phármakon esthlón), o “antídoto eficaz”, que evita que o ser humano seja transformado em animal; ou de efeito terapêutico, como lírios e Rosa, que atuam de modo inverso: o metamorfoseado em animal recupera sua forma humana. (Junito de Souza Brandão, Mitologia Grega, Volume 3)

No fecho das Metamorfoses de Apuleio, Lúcio, que havia se convertido em asno, recupera a forma humana comendo um ramo de rosas vermelhas que estava sendo levado por um sacerdote durante uma procissão de iniciados nos mistérios de Ísis e Osíris.

As rosas trazem o simbolismo de amor e beleza.

Em tempo: normalmente o óleo essencial perfumado desta flor se encontra presente em vários perfumes, entre eles, o Thea Rose, Chanel 5…

Acompanhe @clenesallesaromas no Instagram

Foto por samer daboul em Pexels.com

3 comentários em “Rosa

    1. Olá Cassiane Araújo, boa tarde! Muito obrigada pela visita, você sempre será muito bem-vinda! Se quiser, assine para receber as notificações dos novos conteúdos diretamentte na sua caixa de entrada. Uma semana muito suave, perfumada e harmoniosa para você! Até breve!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: