Aranha e sua simbologia

Aranha

Tida como uma epifania lunar, está relacionada com a fiação e a tecelagem no âmbito simbólico.

Ela traz o aprendizado de maravilhar-se ante a criação – pois, na natureza, basta remover suas teias para admirar o que está por trás: normalmente alguma paisagem.

Será que a aranha confere para nós, um sinal para sairmos da ilusão do mundo? Será que ela é uma das sutis criadoras do Cosmos?

Maya, deusa indiana da ilusão, está relacionada com esta artesã de muitas patinhas.

Alguns povos ancestrais nativos do Peru ela é tida como “animal lunar”, sinônimo de chuva e fertilidade.

Entre os povos da África ocidental, a aranha foi a grande mestre criadora da matéria essencial para criar o Sol, Lua, Céu, Estrelas… e que teria insuflado a respiração original dos homens.

Em muitos povos ela representa a tecelagem do destino – força adivinhatória e ela e sua teia trazem a capacidade de prever o futuro.

Os Upanixades tornam a aranha como símbolo de libertação.

Na mitologia greco-romana Atená se irritou (bastante!) com a jovem Aracne e por tamanha indignação e raiva a transformou em aranha.

Já explico: Atená se enfureceu com Aracne porque ela teceu imagens em algumas tapeçarias mostrando nas ilustrações bordadas as verdades (que os deuses olímpicos queriam esconder)… Mais uma vez, vemos aqui a Aranha como representadora da arte de dissipar ilusões…

Já para algumas tribos de alguns povos nativos norte-americanos, a Aranha como animal totêmico ensina a nos libertar das teias da ilusão. Aprender com este sagrado inseto os códigos que a Aranha tece em suas teias para os seres humanos. Sim, teria sido a Aranha que teria ensinado os homens a criar o alfabeto e escrever.

Há algumas tradições andinas que fazem da teia da Aranha um oráculo, para predizer o clima futuro (se irá chover ou não) e para explicar eventos passados ocorridos no povoado em questão.

A Aranha deve de fato, conter algum mistério importante, símbolos ocultos significativos… Até mesmo o grande gênio Stan Lee, criador de vários personagens da Marvel, criou um Super Herói que é mundialmente famoso: Homem-Aranha…

Fontes:

Tradição oral

Dicionário dos Símbolos – Jean Chevalier e Alain Gheerbrant

Crédito da ilustração: Pixabay.com

https://pixabay.com/pt/illustrations/ourivesaria-j%C3%B3ia-ruby-diamante-6137956/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: